Pular para o conteúdo principal

Desenhos da galeria de Doug Aitken e impressões sobre o Inhotim

 




A galeria do artista americano, Doug Aitken, é composta por uma junção de vidro e aço em formato redondo, além de ter um tubo de 202m de profundidade saindo do centro do espaço interno. A obra intitulada de "Pavilhão Sônico" traz sons da terra ampliados por meio de recursos sonoros que melhoram a percepção sonora do ouvinte. Quando estava dentro da galeria de Aitken, parecia que estava próximo de um vulcão que entrava em erupção várias vezes, pois o barulho da terra reverberava a cada instante, além disso, a galeria por estar em volta de camadas rochosas, traz essa impressão de efeitos da natureza. E por ser um local mais alto é possível se ter uma boa vista das montanhas próximas do Inhtotim e de sua vasta vegetação interna, por meio das paredes de vidro da galeria, além disso, a própria rampa de madeira da parte de dentro faz com que o visitante possa ver também a paisagem de diferentes modos. Sobre o Inhotim, a minha visão foi de desconstrução de uma ideia um pouco enraizada sobre a arte, que seria a de ter quadros e esculturas expostas apenas dentro de museus. Neste grande parque de arte foi possível ver esculturas e instalações ao ar livre, que estavam em vários pontos da densa vegetação de Inhotim. Outro ponto importante que me chamou a atenção foi a grande quantidade de galerias existentes, com várias temáticas como cultura indígena, cotidiano social e religiosidade. Além disso, o espaço do parque artístico é muito arborizado e bem equipado com banheiros, bebedouros e assistência de carros internos para visitas pela área, o que faz com que o visitante tenha uma caminhada bem tranquila pelo espaço do museu aberto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade "Objeto de papel II e ensaio fotográfico (Luz e Sombra)"

 

Não-objeto programático e paramétrico

 A ideia inicial do grupo era trabalhar com a relação entre eixos (palitos de churrasco) e triângulos em papelão. No caso do meu trabalho individual o contexto esta relacionado com a dinâmica de interação entre não objeto e observador, na qual este pode encaixar em furos do não objeto, 6 tipos de enfeites criados com base em objetos geométricos. O objetivo é que o observador possa decorar o não objeto de diferentes formas, utilizando os enfeites.

Registro e relato da intervenção - Entrevoz

 A nossa intervenção nomeada de "Entrevoz", foi uma atividade muito desafiadora, pois a ideia do nosso grupo era cobrir o interior de um elevador, utilizando papéis amarelos com formatos triangulares e adicionar leds que iriam brilhar de acordo com a intensidade da voz captada por microfones dentro do elevador da Escola de Arquitetura da UFMG. Para isso, utilizamos por volta de 45 folhas de papel amarelado, além de um Arduino Uno, leds, módulos de som, muita fita colante e bastante criatividade e disposição. Foram várias semanas montando protótipos e fazendo representações para serem apresentadas em sala de aula para críticas dos professores de AIA (Ateliê Integrado de Arquitetura). Além disso, o conhecimento de alguns membros do nosso grupo em relação à parte eletrônica, foram de extrema importância para o bom resultado final do nosso projeto. Com o passar do tempo e com sugestões dos professores de AIA, mudamos o formato do nosso papel, que a partir de um certo momento iria...