Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2022

Storyboard e Stop Motion (em duplas ou trios)

 

Storyboard para animação em Stopmotion

A ideia do storyboard para a produção do stopmotion seria uma viagem entre lugares abstratos, vistos de cima, de frente e de perfil, algo semelhante aos percursos das naves dos filmes Blade Runner 2049 e da saga Star Wars, mas neste caso, o trajeto seria em locais que não são bem definidos, contendo regiões de turbulência e de uma provável área de pouso da nave.  

GIF animado imersão temporal

 

Imagem síntese individual Photoshop/Photopea

 

Imagem síntese coletiva Photoshop/Photopea

 

Trabalho de pesquisa sobre fotógrafos

Peter Keetman foi um fotógrafo alemão fundador do estilo fotoform. Se destacou por suas obras na fábrica da Volkswagen, que retratou de forma peculiar, com ênfase em perspectivas diferentes e novos padrões e grafismos que se encontravam em segundo plano. A sua jornada artística se mostra diferente na medida em que passa a percepção de uma realidade em escalas e representações diferentes, com repetições, ângulos, linhas e volumes que estimulam visualmente o espectador sem necessariamente mostrar a totalidade do objeto. O porquê da escolha dessa foto se dá pela sua proximidade do alvo fotografado e nos tira, em primeiro momento, a percepção de qual o objeto fotografado, uma calota de carro, e também há um bom estímulo visual por parte das curvas e jogo de sombras e reflexos. Maureen Bisilliat foi uma artista muito marcada pela sua infância desenraizada, momento em que morou em 5 países, além da Inglaterra. Em 1953 mudou-se para São Paulo como estudante de pintura, no entanto, passou a se

Crítica sobre o trabalho Luz e Sombra II de Rhana Oliveira Fernandes

 

Atividade "Objeto de papel II e ensaio fotográfico (Luz e Sombra)"

 

Atividade em aula com objetos de papel, luz e sombra

 

Comentário sobre a obra "Plug", da artista dinamarquesa Nina Beier

 Nessa instalação da artista Nina Beier, me chamou atenção o toque Dadaísta dado pela dinamarquesa em seu projeto para a 34ª Bienal de São Paulo, exposto no Palácio das Artes, pois ela expõe objetos fora de seus usos comuns. Utilizando o contraste entre pias e charutos, Nina entrega um paralelo entre a higiene dos lavatórios, ao se lavar as mãos e escovar os dentes e os malefícios que o consumo de cigarros e charutos resultam para o corpo humano.

Dinâmica de desenhos rápidos da árvore do jardim frontal da Escola de Arquitetura

 

Comentário sobre a obra "História do Brasil - Little Boys & Girls" da artista Anna Bella Geiger - CCBB BH

  A obra da artista brasileira, Anna Bella Geiger, traz para o público da exposição "Brasilidade - Pós Modernismo", fotos do cotidiano indígena, além de fotomontagens sobre a mesma temática. Esta obra da artista carioca me fez pensar sobre a visão idealizada que nós, moradores das cidades, temos em relação aos povos indígenas, um olhar do nativo pescando, caçando e fazendo suas danças típicas. Entretanto, eu vejo nessa obra uma possível crítica a esse tipo de olhar comum, pois ao mesmo tempo em que temos essa visão tradicional de filmes e livros relacionados aos nativos, existe um lado que não é mostrado frequentemente, que seria a morte de indígenas por falta de medicamentos e atendimentos médicos em aldeias, além do falecimento de nativos pelo avanço do agronegócio e do garimpo ilegal em regiões do norte do Brasil. Portanto, na minha opinião, essas fotomontagens carregam um significado muito maior do que apenas o olhar tradicional que temos pelos povos originários.

Desenhos de observação na Escola de Arquitetura

Hall da Escola de Arquitetura com ponto de fuga central Parte externa da Escola de Arquitetura com dois pontos de fuga

Desenhos de observação na Praça da Liberdade

  Edifício Niemeyer Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte